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Gatilhos Mentais: Dicas de CopyWriting [A Escassez]

Gatilhos Mentais: Dicas de CopyWriting [A Escassez]

Você já ouviu falar em gatilhos mentais ou, se já, sabe o que são e para que servem?

Desde que iniciei meus trabalhos no MD, ouço muito as pessoas falando de gatilhos mentais, que nada mais são que estratégias psicológicas utilizadas para convencer as pessoas a tomarem decisões.

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Gatilhos Mentais: A Escassez

O nosso cérebro é muito complexo, uma verdadeira máquina, e nele existem duas áreas específicas que vou tratar aqui: o NEOCÓRTEX, responsável pela razão e o SISTEMA LÍMBICO, pela emoção.

 

Essas duas áreas processam informações. Um simples bate-papo entre as pessoas só é possível devido a elas.

 

Ocorre que as nossas decisões são tomadas no sistema límbico (emoção) e depois responsabilizamos o neocórtex (razão) por isso. Os gatilhos mentais agem justamente no emocional do cérebro e essa é uma estratégia já há muito utilizada.

 

Existem muitos gatilhos mentais capazes de fazer uma pessoa tomar determinada atitude.

 

De modo que resolvi criar uma série de artigos falando sobre vários dos gatilhos mentais utilizados no MD e que você pode aprender para utilizar também.

 

GATILHO MENTAL DA ESCASSEZ: “PERDER PARA DAR VALOR”

 

É muito comum darmos valor às coisas quando não as temos mais, e sempre nos referimos a isso com afetividade, seja um objeto ou um relacionamento.   

 

E se eu te disser que isso é muito efetivo nos negócios? Pois é, as pessoas costumam dar mais valor àquilo que é ESCASSO.

 

Vamos entender…

 

O nosso cérebro entende que quanto mais difícil for uma determinada coisa, mais valiosa. Procede? Claro que sim… Pense nos diamantes, nas pedras preciosas. São raras, logo, valiosíssimas!

 

Estudos comprovam que a perda é muito mais forte que o ganho. Veja a imagem a seguir:

 

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“Último dia! Frete Grátis*”

“Oferta do dia: Acabará em 08:00:24”

 

O nosso cérebro processa a escassez nos termos destacados e define “não posso perder”, “está acabando”Esse gatilho é muito utilizado por sites de vendas, no caso, a Netshoes.

 

O que seria algo negativo, é utilizado como arma para convencer o cliente de que ele precisa adquirir o mais rapidamente para não ficar sem.

 

Esse gatilho faz com que as vendas aumentem, pois gera a impressão de que não haverá mais se não comprar. Por isso, o cliente compra.

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Como Usar o Gatilho Mental da Escassez

 

O gatilho da escassez é muito poderoso. Uma vez que o cliente está indeciso sobre a efetivação de uma compra, a suposição de que não poderá mais obter o produto desejado pode causar a “necessidade” da compra.

 

Em e-mails em que somos cadastrados, é muito normal recebermos ofertas com esses tipos de gatilhos mentais, onde o produto oferecido é anunciado como “últimas unidades”, ou quando se trata de um curso, anunciado como “últimas vagas”.

 

As chances de clicarmos na oferta é muito grande, levando, geralmente, à efetivação da compra. Mas por que isso acontece?

 

Pelo medo de perder (lembra que citei no início do título?) o que desejamos e não termos mais outra chance.

 

Se você trabalha com e-mail marketing, é uma ótima estratégia quando oferecer um produto. Explore todo o conteúdo de seu anúncio, não somente títulos, ok?

 

Você provavelmente já deve ter visto na TV aqueles programas de vendas, como o Shoptime. 

 

Anunciam, por exemplo, um celular top de linha por um preço muito bom, mas a oferta estará disponível pelos próximos 20 minutos.

 

Usam um cronômetro na tela (igual ao exemplo acima), que é uma forma de gatilho da escassez.

 

Aquele cliente que estiver assistindo e desejar aquele celular, as chances dele comprar são imensamente maiores que se a oferta durasse um período normal, mesmo tendo um preço muito bom. A ideia que paira é que ele poderá obtê-lo em outro dia… 

Ouça as palavras do mestre, Érico Rocha!!

Você já passou por isso? Eu já, muitas vezes…

 

Porém, seja moderado. A escassez precisa ser verdadeira, pois, se o seu cliente perceber que se trata de um artifício, a reação será oposta.

 

Espero que aproveite essa técnica em seu trabalho, principalmente se trabalha com vendas, poderá explorar esse gatilho.

 

Quer saber mais? Abordarei outros gatilhos nos próximos artigos… 

 

E para qualquer dúvida, sugestão ou se quiser falar comigo, deixe nos comentários ou me mande um e-mail para anapaula@hojeeucomeco.com.br

 

Até a próxima,

 

Grande abraço!

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Meu nome é Ana Paula, sou mãe, esposa, professora e agora Empreendedora Digital. Amando cada dia mais esse universo incrível da internet, quero buscar sempre as melhores oportunidades para poder crescer. | Website

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