Pin It

Como Criar Um Blog Bem Sucedido Em Apenas 6 Passos

Como Criar Um Blog Bem Sucedido Em Apenas 6 Passos

Para trabalhar com Marketing Digital, sabemos que o Blog é uma ferramenta essencial de divulgação e comunicação com o público. Um blog bem estruturado atrai tráfego, gera renda e torna-se referência na blogosfera. Neste artigo, vou te ensinar como criar um blog bem sucedido em 6 passos.

 

como-criar-um-blog-bem-sucedido-em-6-passos

Como Criar um Blog Bem Sucedido em 6 Passos

 

1. Definir o Público-Alvo Para o Seu Blog e Atender a Esse Público

A melhor maneira de construir uma audiência dedicada para qualquer blog é definir com cuidado o seu público-alvo desde o início e, em seguida, criar conteúdo que atenda a esse público.

 

Concentrar-se em um público-alvo e desenvolver conteúdo apropriado especificamente para essas pessoas ajuda a garantir um forte interesse no conteúdo do seu blog, além de facilitar a promoção do mesmo.

 

Quanto mais estreita for a definição de seu público-alvo, mais fácil será identificar essas pessoas, atender às suas necessidades com seu conteúdo e alcançá-las com suas mensagens de publicidade e marketing.

 

O público-alvo que você identifica para o seu conteúdo online pode ser definido usando um ou vários critérios ou várias características demográficas, como:

  • Educação
  • Área geográfica
  • Hobbies
  • Nível de renda
  • Estado civil
  • Ocupação
  • Religião
  • Sexo
  • Interesses especiais

Projetar cuidadosamente seus esforços de marketing online para atrair seu público-alvo ajudará a diferenciá-lo de sua concorrência e despertará o interesse dos usuários da Internet que estão interessados ​​no conteúdo online que você está oferecendo.

 

2. Coloque o Seu Toque Único no Tópico e Conteúdo do Seu Blog

É realmente difícil ser criativo, diferente no mundo digital, quando há tantos blogs falando sobre as mesmas coisas. Nesse caso, seu objetivo principal e contínuo deve ser desenvolver continuamente conteúdo inovador e colocar um toque verdadeiramente único em qualquer tópico que você criar.

 

como-criar--um-blog-bem-sucedido-em-6-passos

Como Criar um Blog Bem Sucedido em 6 Passos

Você, como um blogueiro, é um indivíduo único com sua própria personalidade. Para alavancar o seu blog, certifique-se de incorporar o seu conhecimento, voz e personalidade.

 

Esta é uma das maneiras mais fáceis de defini-lo para além de sua concorrência.

 

Certifique-se de pesquisar como outros blogueiros estão se comportando, sobre o que estão falando e, em seguida, desenvolver maneiras inovadoras para fazê-lo melhor ou de uma maneira mais original.

 

Estudar é imprescindível para estar um passo a frente, além de ficar atualizado sobre as tendências e sobre o que está acontecendo dentro da blogosfera.

 

Outra estratégia importante para criar e publicar um blog bem sucedido é desenvolver conteúdo que não está prontamente disponível em outros lugares na web.

 

Quanto mais exclusivo e inovador for seu conteúdo e melhor você segmentar seu público-alvo, mais fácil será construir audiência.

 

3. Adicionar Conteúdo Novo Regularmente

Para criar um blog bem sucedido, você deve permanecer no tópico e atender aos desejos, necessidades e expectativas de seu público-alvo.

 

Isto significa desenvolver uma compreensão completa de quem é o seu público, em seguida, ajustar o seu foco como as tendências e demandas mudam ao longo do tempo.

 

Depois de definir um cronograma para postagem de novos conteúdos, é essencial mantê-lo, portanto, planeje adequadamente e não seja excessivamente ambicioso.

 

É melhor prometer novos conteúdos uma vez por semana, em seguida, postar duas ou três vezes, ocasionalmente, em oposição a prometer novos conteúdos diariamente (ou várias vezes ao dia) e não ser capaz de entregar.

 

4. Transforme Seu Blog em Uma Comunidade Online Interativa

Em vez de se concentrar exclusivamente na publicação de conteúdo, desenvolva seu blog em uma comunidade online interativa.

 

Incentive seu público-alvo a postar comentários e interagir uns com os outros, compartilhar suas ideias e aprimorar seu conteúdo adicionando suas próprias informações.

 

Certifique-se de incorporar um botão “Compartilhar” em cada uma das postagens do seu blog e facilite para que os leitores compartilhem seu conteúdo via e-mail, Facebook, Google+, Twitter ou nas demais redes sociais.

 

Praticamente todas as plataformas de blogs populares oferecem um widget que facilita a integração de um botão “Compartilhar” em seu blog. Fazer isso pode ajudá-lo a construir o seu público através de boca-a-boca virtual.

 

5. Adotar Uma Abordagem Multifacetada Para Promover o Seu Blog Continuamente

como-criar-um-blog-bem-sucedido-em-6-passos

Como Criar um Blog Bem Sucedido em 6 Passos

Levará algum tempo até construir uma audiência de centenas de milhares ou milhões. Para atingir esse nível de sucesso normalmente exigirá marketing contínuo, promoções e até mesmo publicidade paga.

Muitos blogueiros mais bem sucedidos do mundo confiaram nos meios convencionais para gerar a publicidade e ajudar seu blog a construir uma audiência.

 

Promover o seu blog em uma base contínua é tão importante quanto regularmente adicionar novos conteúdos.

 

6. Mantenha Seu Blog Com Design e Conteúdo Profissional

Sempre transmita uma imagem profissional, independentemente do assunto ou público. O visual e/o design geral do seu blog deve ser profissional e fácil de ler e entender.

 

Procure uma boa plataforma, que lhe ofereça possibilidades variadas de configuração, plugins que possam facilitar e renderizar o seu trabalho, um bom template para que o seu blog tenha a sua cara, e claro, que seja RESPONSIVO.

 

Uma das piores coisas que existem é ler pelo celular e ter que ficar ampliando e ajustando a tela pra enxergar melhor… É uma péssima experiência, eu mesma saio logo de um site ou blog assim…

 

Eu criei este blog a pouquíssimo tempo, e no início, decidi pelos temas gratuitos. Cheguei a instalar uns 15 até conseguir permanecer com um tema, bem básico, mas que não correspondia com as funções que eu desejava ter e oferecer à minha audiência.

 

Por fim, após uma consultoria de uma amiga, que me indicou um template profissional, as coisas ficaram muito diferentes.

 

Sinto muito mais segurança, confiança no meu trabalho, pois antes eu tinha a impressão que as coisas poderiam “sumir” a qualquer momento, e hoje o sentimento é outro, a gente se apaixona pelo blog, porque ele fica exatamente do jeito que você quer, eu o vejo muito mais bonito que antes… 

 

Também vale a pena investir na identidade do blog feita por um profissional, com logo, favicon (aquele ícone que fica nas abas dos sites). O meu ainda não é profissional, mas estou feliz e satisfeita e vou permanecer com ele o quanto for necessário.

 

Além de tudo o que foi citado, certifique-se de editar e revisar seu trabalho com cuidado para evitar ou corrigir erros. Ortografia e Gramática fora do lugar podem tirar a credibilidade e fazer o seu blog parecer amador.

 

Gostou das dicas?? Agora não tem desculpas. Corra para o seu blog e revise todos os passos indicados para deixar o seu trabalho cada vez mais profissional e consistente.

 

Se tiver alguma dúvida, entre em contato no e-mail [email protected] ou deixe nos comentários que eu terei o maior prazer em responder.

Até a próxima,

Um grande abraço!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5.825 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Meu nome é Ana Paula, sou mãe, esposa, professora e agora Empreendedora Digital. Amando cada dia mais esse universo incrível da internet, quero buscar sempre as melhores oportunidades para poder crescer. | Website

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.