Pin It

Desafios de Trabalhar em Casa: Causas e Soluções

Desafios de Trabalhar em Casa: Causas e Soluções

As pessoas estão cada vez mais usando a internet para trabalho. Porém, são muitos os desafios de trabalhar em casa que elas enfrentam.

 

O home office está se expandindo mundo afora e neste artigo, compartilho com você as causas que atrapalham o desempenho de trabalhar em casa e as soluções para corrigi-los.

 

desafios-de-trabalhar-em-casa-hoje-eu-comeco

Desafios de Trabalhar em Casa

 

Soledade 

 

A tecnologia nos proporciona conexão via computadores domésticos, mas também nos retira o contato social essencial que precisamos como seres humanos. 

 

Quem decide trabalhar na internet escrevendo artigos para blogs, por exemplo, muitas vezes se encontra sozinho, não há pessoal de outros setores para interação. Você e o PC, o PC e você!

 

Correção: seja flexível em sua rotina. Uma vez que se toma a decisão de se trabalhar em casa pela internet, não significa que você encontrou a chave do Vale da Felicidade.

 

Muito pelo contrário, é tão complexo quanto trabalhar fora, e da mesma forma, pede para que você desligue a mente e foque em suas atividades. Mas…

 

Combine um café da manhã com pessoas queridas, saia para passear com seu cachorro, ou até mesmo vá para o sofá e assista aquele filme que tanto gosta.

 

Seja o que fizer, seja deliberado sobre isso, a solidão requer esforço para prevenir.

 

Saiba mais: Como Criar Estrutura Online de Trabalho

 

Distrações I

Em casa, meu canto de trabalho está sempre lá, como uma sirene, me chamando para cuidar de alguma coisa a qualquer hora do dia.

Porém, é muito importante separar o trabalho da casa.

 

É muito “normal” estarmos trabalhando, editando, pesquisando, entre outras tarefas que devem ser feitas e, quando se nota, já passou da meia-noite e a sua família está dormindo.

 

Correção: reserve um espaço em sua casa para trabalhar, com rotina estabelecida.

 

desafios-de-trabalhar-em-casa-hoje-eu-comeco

Desafios de Trabalhar em Casa

 

Dessa forma, terá horários mais regulados e poderá ter mais controle sobre suas atividades. 

 

Assim, quando surgir aquele encontro com os amigos de última hora numa sexta-feira à noite, por exemplo, você não ficará perdido na web, pois o turno já estará fechado! 

 

Distrações II

 

Entre uma ida ao banheiro, ou à cozinha para tomar água, você encontra pelo caminho muitos obstáculos que podem prender completamente seu foco e fazê-lo perder tempo e produtividade.

 

Ao invés das pessoas do escritório, você tem necessidades domésticas competindo por sua atenção.

 

Também pessoas próximas, familiares e amigos se sentem livres para entrar, ligar e chamar sua atenção o tempo todo pois, entendem que “o trabalhar em casa”, não é um ofício de verdade.

 

Se fosse em um escritório convencional, tal liberdade não existiria.

 

desafios-de-trabalhar-em-casa

Desafios de Trabalhar em Casa

 

Correção: agende um tempo específico em cada dia para abordar tarefas domésticas.

 

Se o telefone não para de tocar, desligue-o e resolva depois de seu trabalho as pendências com ele.

O espaço de trabalho reservado e uma porta fechada farão maravilhas para manter distrações e os desafios de trabalhar em casa à distância.

 

Saiba mais: Como Colocar o Seu Negócio Online no Topo do Google

Mantendo a Compostura

 

Trabalhar em casa pode lhe permitir ficar de pijama, roupa de academia ou até mesmo de biquíni que ninguém saberia.

 

Mas o problema de toda essa liberdade de estilo pode interferir na produtividade, sob o meu ponto de vista.

 

Vista uma roupa e faça uma make básica e pronto, estará a mil por hora. Eu faço isso, pois sinto que o pijama me deixa mais preguiçosa, não consigo!

 

Mas há quem se sinta muito bem e trabalhe tão melhor que eu.

 

Isso é muito relativo, mas faço uma comparação inconsciente: “Você trabalharia em um escritório com essa roupa?” 

 

Correção: a rotina é vital. Como já citado acima, eu gosto de manter essa mecânica: durante a semana, dou aulas no período da manhã.

 

Então, quando eu chego da escola, tecnicamente, estou pronta para trabalhar em casa.

 

Essa parte não é tão complicada, mas aos sábados, que não tenho compromisso fora de minha casa, eu me levanto, tomo meu café da manhã, me arrumo, e vou trabalhar.

Me sinto mais focada, que estou no meu horário de trabalho, e não passando o tempo na internet.

 

Prioridades Primeiro

 

O escritório em casa é um estabelecimento all-in-one, ou seja, tudo, desde preparar artigos, editar vídeos, pesquisa de conteúdos, entre tantas outras tarefas, são suas responsabilidades.

 

Isso pode ser um problema, pois em escritórios convencionais, sempre tem uma pessoa para determinada função. Em casa, você precisa ser o Magaiver.

 

Correção: tente focar em suas tarefas diárias nos horários determinados para produção.

 

Nos momentos em que se encontrar improdutivo, resolva pendências básicas que podem atrapalhar sua rotina de trabalho e que, infelizmente, não tem quem faça a não ser você.

 

Faça anotações de tudo que precisa ser feito e verifique ao final do dia tudo que foi resolvido e o que ainda precisa ser.

 

De modo que sua cabeça já fica condicionada a saber que logo tal problema será revisto, mantendo sua concentração 100% no trabalho e não disperso, pensando nos problemas que precisam ser resolvidos.

 

Saiba mais: Conheça 5 Dicas de Como Ser Mais Produtivo no Trabalho

E aí? Está preparado para enfrentar os desafios de trabalhar em casa? Espero ter ajudado com essas dicas e se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários. 

 

Um grande abraço,

 

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3.486 votes, average: 4,90 out of 5)
Loading...

Meu nome é Ana Paula, sou mãe, esposa, professora e agora Empreendedora Digital. Amando cada dia mais esse universo incrível da internet, quero buscar sempre as melhores oportunidades para poder crescer. | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.